2010-02-10

Intercâmbio Brasil-Israel na Nova Escola Judaica



Alunos da escola Ironi Dalet de Tel Aviv
Os alunos dos 9ºs anos da Nova Escola Judaica vivenciarão uma experiência única: no final de fevereiro, receberão em suas casas alunos israelenses da Escola Ironi Dalet, de Tel Aviv. A iniciativa faz parte de uma parceria das unidades Bialik e Renascença com a Agência Judaica, que estruturou o programa Mishlachot (intercâmbio), com o objetivo de aproximar alunos e professores dos dois países através de vivências culturais e comunitárias, reforçando nos alunos o sentimento de pertencimento, Amiut (peoplehood) e os vínculos com o Estado de Israel, através de uma experiência de troca cultural com jovens da mesma faixa etária.

Os alunos israelenses chegarão a São Paulo no dia 28 de fevereiro e aqui ficarão até 5 de março, período em que serão hospedados nas casas de seus colegas brasileiros, para que possam conviver com os jovens e suas famílias. Durante esta semana, poderão conhecer como moram os judeus na diáspora e, além de visitar entidades judaicas, participarão de uma programação intensa, com direito a city tour, passeio de bicicleta no Parque do Ibirapuera , visitas ao Museu de Arte Moderna e ao Museu do Futebol e pizzada na A Hebraica, que também apoia a iniciativa.

Após esta data, os jovens israelenses e os alunos da Nova Escola Judaica passarão um final de semana juntos em Campos do Jordão, onde participarão de atividades de integração. Os intercambistas partirão para o Rio de Janeiro no domingo, dia 7 de março. A contrapartida será no segundo semestre, quando os alunos brasileiros da Nova Escola Judaica visitarão Israel. “É mais do que sabida a importância de ter uma vivência no exterior, sobretudo na era globalizada. Em um ambiente judaico, este aprendizado torna-se ainda mais enriquecedor”, declara o professor João Carlos Martins, diretor geral da Nova Escola Judaica. Para Gaby Glazman, representante geral da Agência Judaica no Brasil, o projeto terá como objetivo trazer Israel mais próximo do Brasil.

Nenhum comentário: